A importância de respirar fundo

Maio 10, 2021 Zita Rocha No comments exist

A importância de respirar fundo

26 Abril 2021

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

A realidade que estamos a viver é tão assustadora quanto frustrante. A impaciência é uma resposta válida ao stress, mas não permita que a absorba. Lembre-se que não está sozinha neste sentimento e respire fundo.

Não é à toa que se tem discutido cada vez mais a importância da saúde mental. Quer prefira passar mais tempo em casa ou na rua, a pandemia afetou o bem-estar de todos. Estar confinado a quatro paredes durante meses não é natural e é compreensível que cada um tenha encontrado a sua própria estratégia para lidar com a mudança drástica no seu dia-a-dia. Infelizmente, há muitas pessoas que ainda são influenciadas pelo estigma associado ao apoio psicológico, apesar de ser tão importante como qualquer outro apoio médico. Por isso, quero partilhar algumas técnicas que me ajudam em momentos de stress.

A expressão ‘respira fundo’ pode parecer-nos tão comum que já não a encaramos como a ótima estratégia de relaxamento que é. Na verdade, é uma das melhores formas de diminuir o stress no corpo, controlando a respiração, o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. A meditação apoia-se nesta técnica, entre outras, para centrar a mente e o corpo. Encontra vários guias online que falam sobre a respiração diafragmática e sobre técnicas como a 4-7-8, que a ajudarão a relaxar antes de dormir.

O que me agrada neste tipo de estratégias é que podemos usá-las a qualquer altura, seja no trabalho, no trânsito ou em casa. Em momentos de maior stress, é tranquilizante saber que temos uma solução simples à mão. E lembre-se: a vida é cíclica, os maus momentos não duram para sempre. Cuide de si nos períodos mais difíceis para que consiga viver plenamente as épocas mais felizes.

TAGS

#slowliving #stress #stressmanagement #gestaostress #respirar #respirarfundo #tecnicasrespiracao #relaxamento #saudemental #bemestar #mindfulness

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.