Meditar para quê?

Novembro 11, 2020 Zita Rocha 2 comments

Meditar para quê?

11 Novembro 2020

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Esvaziar a mente e conseguir relaxar completa e plenamente parece um sonho… ou um pesadelo, se for como eu. Vamos então falar de alternativas que proporcionam a mesma paz de espírito.

Nunca conseguirei alcançar o nirvana, é uma pena. Se costuma ler os meus artigos, já sabe da minha paixão pelas filosofias orientais. Reconheço os benefícios que podem trazer à nossa vida, casa, saúde e vida profissional. Daí não ser nenhuma surpresa que a meditação tenha captado o meu interesse. Eu tentei, mas penso não ter o que é necessário para alcançar o estado de paz mental ideal para que a meditação suscite os efeitos desejados. Esvaziar a mente parece-me uma tarefa simplesmente impossível.

Dito isto, meditar para quê? A resposta é que precisamos de uma estratégia para lidar com a realidade que nos rodeia, agora mais do que nunca. Todos gostaríamos de aproveitar o Natal sem preocupações, mas já percebemos que talvez não vá ser possível. Imagino que esteja tão cansada quanto eu, mas o vírus ainda não se cansou. Pelo contrário, ressurgiu numa segunda vaga que ameaça ser mais grave do que aquela que parou o país no início do ano. Além de nos protegermos fisicamente, devemos a nós mesmos fazer o possível para nos protegermos mentalmente, seja do medo, do cansaço, da tristeza que tem vindo a sentir ou simplesmente para manter o equilíbrio saudável que conseguiu garantir até aqui.

Se não consegue meditar, talvez seja melhor fazer o que eu faço e encontre a sua própria forma de meditação. O surf é uma delas e é fácil perceber porquê. É um momento só meu, na tranquilidade do mar. Como as ondas não me têm permitido pegar na prancha, resta-me a cozinha. Adoro cozinhar e gosto especialmente de o fazer para a minha família. O processo, os cheiros e o resultado seria o suficiente para me relaxar, mas o momento passado em família à volta da mesa é aquilo que me mantém sã e com esperança de que tempos melhores nos esperam.

TAGS

#slowliving #wellbeing #mentalhealth #meditation #cooking #family

2 Comments on “Meditar para quê?

  1. É a primeira vez que me deparei com “Deaazita. com” gosto do nome.
    Gostei muito deste texto e como me revejo nele.
    Surf, cozinha não são para mim… Mas ouvir Antena 2 com excelentes entrevistas culturais ao mesmo tempo que ocupo as mãos com trabalhos – desde o tricot até ao reciclar materiais… Nesta época pandemica fiz/faço as máscaras para mim e oferecer sempre com tecidos que haja por casa…

    1. Obrigada, Cidália, pelo comentário. Fico feliz por saber que gostou do texto!

      Acho ótima a forma como escolhe meditar, exercitando a mente e a criatividade. Votos de muita felicidade e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.