Teletrabalho ou o cabo dos trabalhos

Março 23, 2020 Zita Rocha 3 comments

Teletrabalho ou o cabo dos trabalhos

23 Março 2020

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Para quem pôde continuar a trabalhar a partir de casa, este cenário não parecia ser muito desafiante à partida. No entanto, as tarefas domésticas e obrigações familiares parecem multiplicar-se logo que aparentamos estar mais disponíveis. Como gerir?

A tecnologia revolucionou todas as áreas da vida social e a prova disso está na possibilidade de muitos negócios continuarem a sua atividade a partir de casa. Até na área da decoração, é possível continuar a trabalhar com projetos à distância. Se muitos sairão profundamente afetados pela crise que enfrentamos, outros conseguirão diminuir o impacto através do computador. No entanto, existem outros obstáculos a ter em conta.

Por exemplo, como explicar aos mais novos que, se normalmente estar em casa é sinal de que está livre para passar tempo com eles, terá agora de reservar algumas dessas horas para trabalhar? Ter um espaço próprio para se dedicar ao trabalho ajudaria as crianças a perceber quando está ocupada e quando está disponível. Se não é possível, a criação de um horário em conjunto com toda a família poderá ser útil para os seus filhos perceberem a distribuição do tempo e aprender a esperar por aquele que será dedicado só a eles.

Mesmo que tenha a possibilidade de trabalhar sozinha, isto não quer dizer que não haja desafios. Pode sentir que é difícil escapar às restantes obrigações quando está rodeada por elas. Mantenha uma rotina, mesmo que faça algumas mudanças face ao horário mais flexível. Se trabalha melhor à noite, deverá planear de acordo. No entanto, não deixe de acordar cedo para tomar todas as refeições, fazer a sua higiene diária e vestir-se (sim, não passe o dia de pijama). Reserve um espaço na casa para trabalho, mesmo que isso se limite a uma mesa, e reserve um determinado número de horas para essa tarefa.

Importante é não confiar apenas na sua motivação e vontade para trabalhar, porque facilmente nos distraímos. O melhor é enfrentar esta nova realidade com um plano.

TAGS

#fiqueemcasa #distanciamentosocial #covid #coronavirus #casa #home #teletrabalho #trabalho #crianças #filhos #workfromhome #business #rotina #routine #plano #planning #kids #children #motivation

3 Comments on “Teletrabalho ou o cabo dos trabalhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.