Destralhar e destressar

Janeiro 28, 2021 Zita Rocha 2 comments

Destralhar e destressar

25 janeiro 2021

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Não é mito, é ciência: habitar um espaço desorganizado afeta a forma como vivemos. É quase impossível evitar que o mundo exterior influencie o nosso estado de espírito, mas a sua casa pode e deve ser a redoma que a protege do caos lá fora.

Tenho vindo a ler e a ouvir vários testemunhos de pessoas que estão ansiosíssimas por poder voltar ao escritório, pois não se sentem produtivas o suficiente em casa. Dizem não conseguir focar-se da mesma forma, que a concentração facilmente se esgota. Se este cenário lhe é familiar, vamos falar sobre a importância de ter um espaço na casa dedicado não somente ao trabalho, mas, acima de tudo, dedicado à sua forma de trabalhar.

Loja Antarte Feng Shui Concept

Que o confinamento nos impõe obstáculos muito complicados de ultrapassar, seja a nível familiar ou mental, ninguém poderá negar. Mas é igualmente verdade que nos traz a rara oportunidade de dedicar tempo e esforço a conhecer mais profundamente a única pessoa com verdadeiro poder para nos mudar: nós mesmos. É sabido que um ambiente caótico pode afetar os nossos níveis de ansiedade e de stress, a capacidade de atenção e até o nosso sono e escolhas dietéticas. A solução não é deixar todos os seus pertences à porta, como é óbvio. O ideal é conhecer o nível de caos que funciona a seu favor e não contra si.

Loja Antarte Feng Shui Concept

Destralhar significa isso mesmo: livrar o ambiente de tralha; do excesso e não do essencial. A composição decorativa que lhe inspira tranquilidade e bem-estar pode não surtir o mesmo efeito em outros. Assim como os ambientes minimalistas e hiper-organizados que vê nas revistas talvez não sejam os mais adequados para si. A minha sugestão é: mesmo que não tenha um escritório privado, encontre um espaço menos utilizado na casa e torne-o seu. Pode até ser um dos lugares que não lhe é habitual na mesa de jantar. Crie o hábito diário de o manter organizado segundo as suas necessidades e prepare um plano de trabalho para o dia seguinte. 

A quantidade de tralha mental de que se livrará com apenas alguns ajustes ao ambiente onde trabalha vai surpreendê-la.

TAGS

#styleforliving #interiordesign #interiordesigner #homeoffice #declutter #escritório #destralhar #organization #stress

2 Comments on “Destralhar e destressar

  1. Eu à sensívelmente um ano que estou em teletrabalho!
    E sim tive necessidade de criar um espaço para trabalhar.
    Ainda estou na primeira fase, após receber os móveis e cadeiras fica concluída.
    Gosto muito de trabalhar em casa! Ao contrário do que é normal fico mais focada e concentrada.
    Agora com a possibilidade de nova fase de ensino à distância.
    Eu tenho o meu espaço e o meu filhote tem o dele. Para criar independência.
    Obrigada

    1. É algo curioso: apesar de terrível, a pandemia abriu novos caminhos. É ótimo que tenha encontrado uma forma de trabalhar mais produtiva e saudável.

      Muita força e votos de muito sucesso, Sílvia! Obrigada pela partilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.