O maior erro de decoração

Abril 28, 2022 Zita Rocha No comments exist

O maior erro de decoração

26 Abril 2022

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Tapetes demasiado grandes, cortinas demasiado pequenas, cores que não se complementam… Afinal, qual é o maior erro de decoração?

Quando comecei a pensar neste artigo, procurei enumerar os maiores erros de decoração que a experiência me ensinou a evitar. A minha lista já ia longa quando, ao relê-la, me apercebi do maior de todos, aquele que está na origem de quaisquer outros que possam surgir: a falta de um plano claro de decoração. Uma falha no planeamento é fatal em qualquer projeto e esta área não é diferente. Acredite, não vai querer improvisar no que toca a desenhar o seu lar ideal.

No que consiste este plano? Bem, para começar, ajuda ter uma visão do ambiente pretendido. Para tal, a criação de uma moodboard permite visualizar as peças chave do projeto: cores, tema, materiais, entre outros. De seguida, recolher as medidas exatas dos espaços é fundamental para evitar sobrecarregá-los. Um sofá demasiado grande pode não parecer demasiado incómodo, mas as pequenas inconveniências do dia-a-dia, como a dificuldade na circulação, acabam por se transformar em grandes problemas. E deixe a seleção de cores das paredes para o final; escolha primeiro o mobiliário e as peças decorativas e, depois, escolha uma paleta complementar a estes.

Garanta também que as suas expetativas estão de acordo com as expetativas de todos aqueles que vão habitar a mesma casa. É comum que clientes com visões opostas optem por dividir o projeto entre si, atribuindo diferentes divisões a cada um. Posso dizer que raramente funciona, resultando num lar sem harmonia e de estéticas em conflito. Por fim, o meu conselho mais importante: conforto acima de tudo. A casa existe para ser vivida e não contemplada, por isso ponha as exigências do seu estilo de vida, família e bem-estar em primeiro lugar.

TAGS

#styleforliving #decoraçãodeinteriores #decoradoradeinteriores #decor #erros #planeamento #dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.