Um quarto que cresce com eles: dicas para o quarto infantil

Fevereiro 18, 2020 Zita Rocha 1 comment

Um quarto que cresce com eles: dicas para o quarto infantil

02 Março 2020

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Num projeto de quarto para criança, a preocupação primária tende a ser a mesma: como decorá-lo de forma a evitar a despesa e o inconveniente de precisar de redecorar a cada fase de crescimento? A palavra-chave é versatilidade.

No último post, dei algumas dicas sobre como criar um quarto para bebé. Neste, quero focar-me nas escolhas que devemos fazer para potenciar a adaptação do espaço à criança ao longo do tempo.

Uma característica que deve sempre procurar nos móveis: versatilidade. Sim, aquele fraldário é amoroso, mas usá-lo-á durante pouquíssimo tempo. Com a exceção do berço, que terá forçosamente de ser substituído por uma cama, o importante é garantir que as peças centrais terão mais do que uma funcionalidade e que a sua vida útil será longa.

Ainda assim, aconselho a comprar uma cama intermédia, a ser usada entre o berço e a cama de adulto. Existem opções de apenas 1,5 metros que facilitam inclusive a habituação à nova cama. Conhecem o método Montessori? Defende a independência e a liberdade como valores centrais no desenvolvimento dos mais novos. No quarto, concretiza-se em móveis funcionais e à escala da criança, para que esta possa movimentar-se sem limitações, ainda que dentro dos devidos limites. Portanto, pode ser vantajoso dispor de alguns objetos que incutam esse sentido de autonomia aos mais pequenos.

Tire partido de papéis de parede. Não são difíceis de substituir e são uma excelente maneira de imprimir personalidade num quarto. Podem ser renovados as vezes que quiser e refletir a fase da vida em que a criança se encontra, desde a infância até à adolescência. As restantes paredes devem ser mantidas o mais simples possível. Aconselho cores neutras e de fácil cobrimento, para que, quando a renovação for inevitável, o trabalho esteja já facilitado. Gosto também de lambris; ripas de madeira adaptam-se facilmente a qualquer decoração e idade e reduzem o espaço de parede que é preciso pintar.

São estas as sugestões que tenho para partilhar. Espero que lhe sirvam de alguma orientação num momento já de si tão exigente. Adorava ver fotos deste tipo de projetos – fico à espera!

TAGS

#styleforliving #style #design #roomdesign #interiordesign #interiordesigner #decor #wallpaper #bed #versatility #furniture #functional #growth #renovation #montessori #independence #autonomy #childrensroom

1 Comment on “Um quarto que cresce com eles: dicas para o quarto infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.