Fazer o ninho: dicas para o quarto infantil

Fevereiro 18, 2020 Zita Rocha 3 comments

Fazer o ninho: dicas para o quarto infantil

28 Fevereiro 2020

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Ninho, refúgio, abrigo. Construir um quarto para um bebé é também construir aquela que vai ser a sua segunda casa. Se a vontade de o querer proteger do mundo dificilmente atenua ao longo do tempo, as mães têm o dom de exprimi-la através do amor e cuidado que depositam na decoração deste quarto. Tenho algumas dicas que vão ajudar.

Decorar um quarto de bebé é-me muito especial, principalmente porque não estou a trabalhar apenas com os gostos de cada um dos pais, mas também com as suas expetativas e sonhos para aquela criança. Tendo isso em conta, é fácil de perceber o quão desolador pode ser quando o resultado final é menos do que perfeito. Como designer de interiores, aprendi a navegar estas águas exigentes e por vezes turbulentas guiando-me por determinadas linhas condutoras que quero agora partilhar.

Antes de mais, preocupações essenciais que deve ter na construção deste quarto e na montagem dos móveis: todas as peças que correm o risco de se afastar da parede e/ou tombar devem ser fixados à mesma. Especial cuidado também com as tomadas e na escolha dos candeeiros, que devem proteger a lâmpada do alcance da criança. Sou absolutamente contra a presença de espelhos neste quarto. Agora que sei um pouco mais sobre feng shui, percebo como os espelhos afetam o equilíbrio energético de um espaço, chegando mesmo a perturbar o sono. Se fizer questão, opte por espelhos pequenos que não estejam voltados de frente para o berço ou cama.

Depois: arrumação, arrumação, arrumação. Caixas, cestos e sistemas de organização para brinquedos, roupa, livros, peluches, cremes… Encontre uma ordem que funcione para o seu caos, mas mentalize-se que haverá sempre algum. Desaconselho a que haja arrumação por baixo da cama; aliás, prefiro-as baixas. É um obstáculo à limpeza meticulosa que um quarto de criança requer. Se não puder evitar e precisar de otimizar esse espaço, tome especial atenção.

Falando em ácaros, são a evitar os tapetes e demasiados peluches e livros dentro do quarto. São objetos que acumulam muito pó e pedem tempo, atenção e cuidado redobrados. Para a ajudar a manter este espaço limpo, talvez queira considerar a compra de um aspirador robô.

Mais dicas num próximo post – fique atenta.

TAGS

#styleforliving #style #design #roomdesign #interiordesign #interiordesigner #babyroom #nursery #storage #safety #organization #decor #fengshui #cleaning

3 Comments on “Fazer o ninho: dicas para o quarto infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *