Escrito por Zita Rocha
Já aqui abordei algumas noções simples sobre a utilização da luz natural, a importância da escolha do sofá certo e duas dicas sobre a necessidade de pensar a arrumação dos equipamentos e de criar uma zona para as crianças na sala de estar. Hoje ainda vamos colocar um tapete por baixo do assunto e falar também sobre a prudência de começar de forma menos ansiosa na compra dos primeiros móveis para este espaço.
Na sala de estar, introduza verde, se possível com a utilização de plantas (de preferência, plantas naturais). A viagem ao Brasil contagiou o meu sentido de composição e design de forma irremediável, porque não se sai igual depois de uma viagem por paisagens com todas aquelas cores e elementos naturais, mas desde sempre procurei assegurar-me de que, usando opções artificiais ou verdadeiras, as plantas são necessárias na decoração de interiores.
Se só puder ter um tapete em casa, a sala de estar é o sítio onde ele deve estar. Deve ser um bom investimento (quanto mais fino, mais lavável e mais curto o pêlo melhor), porque proporciona conforto a um espaço que será usado por todos e também porque é importante no isolamento acústico do espaço. É também aqui que deve arrojar – é mais prudente escolher um tapete super colorido e fazer o mesmo com as almofadas e apontamentos de decoração, mantendo os móveis em cores neutras, do que fazer o oposto e arrepender-se mais tarde de uma opção que dificilmente poderá mudar.
Se o espaço o permitir, permita-se também satisfazer o desejo de ter um pequeno espaço reservado para a leitura. As salas de estar são boas para um cantinho sereno com uma boa poltrona, iluminado por um candeeiro que tenha várias intensidades e uma mesa de apoio para atacar as leituras em atraso ou reler o seu livro favorito. Por cá, estou a começar o “Cavaleiro da Armadura Enferrujada”, que me foi recomendado recentemente. Já alguém leu?
O meu conselho na decoração de uma sala, sobretudo quando se trata de uma primeira casa – e que é válido para a sala de estar mas também para qualquer outro espaço da casa – é começar de forma minimalista. Ou seja, começar uma casa com menos e depois ir percebendo o que é necessário ou agradável para aquela família ou pessoa. Numa primeira casa é costume cometerem-se alguns erros, como apostar em muitos móveis de que na realidade depois, no dia-a-dia chegamos à conclusão de que não precisamos. Mas sobre isso falaremos um dia mais tarde, prometo.
TAGS
#styleforliving #interiordesign #homestyle #interiordesignerlife #interiordesigntrends #slowliving #simpleliving #aquietstyle #organico #organicbeauty #green #fengshui #livingspacesfurniture #sofadesign #sofa #sofas
Olá, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e eliminar comentários, por favor visite o ecrã de comentários no painel.
Os avatares dos comentadores são do Gravatar.