Os clássicos: o que são e porque são importantes

Março 9, 2020 Zita Rocha No comments exist

Os clássicos: o que são e porque são importantes

11 Maio 2020

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

O que é um clássico? Quem dita que o é? Serão as tendências clássicas ainda relevantes? Como integrá-las em projetos modernos? Neste post, tentarei responder às questões que nos surgem quando pensamos naquelas peças que parecem nunca passar de moda.

By Antarte

A palavra “clássico” evoca um sentido do tradicional, do habitual, do padrão. No entanto, é interessante refletir sobre o que faz um clássico: será o tempo, a utilidade, o caráter inovador? A meu ver, é uma combinação rara dos três fatores. Clássicos são peças ou tendências que foram pioneiras quando surgiram pela primeira vez, que surpreenderam e perturbaram o status quo. São as que continuamente desafiam, as que não se deixam vencer pelo tempo. São práticas e versáteis. São moda mas não vítimas dela.

Existe uma concordância geral sobre aquilo que a sociedade aceita como clássico, dentro da estética comum que a História do design e as fronteiras mundiais definiram. Claro que um clássico europeu ou ocidental não será um clássico oriental, por exemplo. Todos decidimos o que é clássico, embora, muitas vezes, o mesmo dependa da nossa própria história e gosto pessoal. É uma decisão ao mesmo tempo coletiva e individual. Existem, para mim, materiais, texturas e cores que são uma escolha segura e à prova do tempo. O azulejo, o brilho e as cores neutras são tendências que podem estar mais ou menos na voga, mas que nunca ficarão desatualizadas.

Ponha a revista de decoração de lado por um instante e pense no que é indispensável para si. Pode ser um móvel herdado ou uma peça de decoração que é um tesouro de família. É possível não só integrá-los no seu projeto, mas também enriquecer as divisões com esta personalização do espaço. Se a peça é importante para si, mas não a estilização original, considere desafiar um artista a intervencioná-la. Misturar o clássico e o moderno, combinar a durabilidade com a inovação, poderá ser a chave para um ambiente único e original.

TAGS

#styleforliving #style #interiordesign #interiordesigner #interiordesignerlife #classic #modern #furniture #design #homedecor #interior #furnituredesign #decor #home #homedesign #interiors #decoration

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.