Amazónia, a riqueza humana

Julho 20, 2019 Zita Rocha 1 comment

Amazónia, A RIQUEZA HUMANA

20 junho 2019

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Simpatia top e paisagem top. Parece um belo resumo, mas é apenas o começo de uma narrativa que ficará para sempre na minha memória. A minha viagem recente a Manaus proporcionou-me a possibilidade de conhecer a Amazónia e cumprir o sonho de uma vida. A comida é super natural e deliciosa. Mas o melhor são mesmo as pessoas e essa experiência tão rica em calor humano e paisagens generosas.

Ao longo do Rio Negro, essa grande mancha escura de água que se vai depois fundir com o azul  do rio Solimões, os nenúfares gigantes que só poderiam existir num lugar como a Amazónia, pontuam a paisagem de verde. A beleza natural desta zona, este verde, entra-nos pela alma dentro e não há como não nos deixarmos contagiar criativamente pelas cores fortes, os grandes contrastes, as texturas naturais, as máscaras tradicionais e os amuletos das tribos.  Mais do que alguma vez tinha sentido, estou hoje muito mais recetiva a utilizar estes elementos nos meus projetos de decoração. Dei por mim a trazer de recordação um brinco de pena colorida, como aqueles que usam os índios da Amazónia, um objeto de grande simplicidade mas que até então teria sido estranho para mim usar. 

Para minha grande surpresa, o choque de cores e costumes só contrasta com a familiaridade do espírito e das pessoas. Em Manaus senti-me completamente em casa, tal é a influência dos portugueses na história da Brasil e que ainda hoje se sente em cada canto. A nossa língua partilhada, claro, é também fundamental. Conhecer a história da Casa de Ópera de Manaus, por exemplo, essa edifício lindíssimo, é voltar a descobrir a enorme influência de Portugal no resto do mundo.

TAGS

#amazonia #amazonianforest #amazonianfood #brazil #brazilgram #brasil #nature  #natural #naturalovers #manausamazonas #manaus #manauscity #theartofliving #aldeiadenassa #rionegro

1 Comment on “Amazónia, a riqueza humana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.