Volume no máximo

Março 9, 2020 Zita Rocha No comments exist

Volume no máximo

15 Maio 2020

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Less in not more, more is more: assim dita o maximalismo. É a estética do excesso, do complexo e do exuberante. É uma reação ao minimalismo e, portanto, os leitores deste blog saberão qual a minha posição. Ainda assim, com todas as tendências há algo a aprender.

By Caseys Furniture

Como descrever o maximalismo por palavras? IMAGINE ESCREVER APENAS COM MAIÚSCULAS. Imagine gostar do estilo nórdico e do estilo vitoriano e estes não serem mutuamente exclusivos. Imagine expor toda a coleção de quadros que foi reunindo ao longo da sua vida numa parede apenas. É onde a contenção termina e a expressão pessoal reina.

Via A Cup of Jo Blog

Devo deixar claro que não consigo ser imparcial quando a minha estética de design de interiores se baseia na tendência oposta, o minimalismo. A meu ver, o maximalismo não passa do seu irmão impertinente e barulhento. Ainda assim, é reflexo de uma geração jovem e sonora face à instabilidade do mundo à sua volta, nascida numa sociedade já globalizada, onde as inspirações não estão contidas à realidade do país onde nasceram, mas à distância de um clique ou de uma viagem económica de avião. Por isso mesmo, vale a pena refletir sobre o que há de proveitoso nesta estética.

Agora que sei um pouco mais sobre feng shui, reforço o meu conselho de reduzir ao máximo a poluição visual, para potenciar o nosso bem-estar e a circulação livre de energias positivas. Queremos evitar bloqueios e obstáculos, daí a minha apreensão quanto ao maximalismo. No entanto, é de reter a ousadia nas cores e nos padrões. Afinal, são os que derrubam barreiras que libertam caminho. Inspirem-se nas combinações dos ambientes maximalistas, ainda que as utilizem de forma mais subtil.

Louvo também a personalização levada ao seu expoente máximo. Ainda que aconselhe sempre alguma moderação, é esta impressão da nossa personalidade e da nossa vivência num espaço que o torna único e original. Quando a estética escolhida se limita às tendências, é inevitável que fique desatualizada – por vezes, mais rapidamente do que prevemos.

TAGS

#styleforliving #style #interiordesign #design #interiordesigntrend #interiordesigner #interiordesignerlife #trend #maximalism #moreismore #lessisabore #maximalist #interior #eclecticdecor #interiors #moreismoredecor #homedecor #eclectichome #interiordecor #maximalistinteriors #maximalistdecor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.