
Escrito por Zita Rocha
Trata-se de uma tradição milenar que muitos parecem ter esquecido. No entanto, seria um erro subestimar os poderes curativos das águas termais.
Os romanos sabiam-no melhor: existe algo de renovador nas termas. Por alguma razão, louvamos a sua engenharia, mas desconfiamos da forma como relaxavam após obra criada. Humor à parte, não posso deixar de fazer a apologia dos benefícios das águas termais, até porque tenho vindo a tirar partido destes.
Sei bem como o que se ouve dizer por aí sobre as chamadas medicinas alternativas influencia a nossa opinião, muitas vezes perpetuando um preconceito que nos afasta da melhor solução para a nossa saúde. No entanto, isto acontece porque se acredita que estas estão do lado oposto à ciência, o que não é de todo correto. Na verdade, as qualidades terapêuticas das águas no tratamento de doenças do foro respiratório, dermatológico e músculo-esquelético estão estudadas e comprovadas.
Não querendo com isto dizer que a medicina convencional deva ser ignorada; aliás, seria extremamente irresponsável fazê-lo. Como em tudo aquilo que envolve decisões sobre a saúde, o mais importante é reunir informação, através de pesquisas e consultas com os profissionais que nos acompanham. Contudo, não devemos ignorar o manancial de vantagens que as estâncias termais têm para oferecer ao nosso bem-estar físico e psicológico.

Gosto particularmente das Termas de São Vicente, em Penafiel, das Termas de São Jorge, em Santa Maria da Feira, e das Termas de Vidago, em Chaves. As águas têm diferentes propriedades, pelo que é importante descobrir a melhor alternativa para cada um. E já não é um tratamento de luxo, embora pareça luxuoso podermos tirar um pouco de tempo para nós.
A vida moderna é exigente e, por vezes, absolutamente desgastante. Desligar não deve ser um conceito de que se esquece logo depois de acabar o milionésimo artigo que o prescreve. Pode ser mesmo uma resolução transformadora. Agradeça-me depois.
TAGS
#slowliving #slowlife #nature #natural #naturalover #water #therapy #lifestyle #care #selfcare #wellness #relax #bemestar #saúde
3 Comments on “Termas: a solução natural”