Escrito por Zita Rocha
Explorar o mundo traz-nos muitas coisas: novas perspetivas, experiências inesquecíveis e… souvenirs sem fim. Como integrá-los na decoração?
Quem não gosta de viajar? Pequenas ou grandes, as aventuras fora de casa são o melhor escape da rotina do dia-a-dia, perfeitas para relaxar e para colecionar novas experiências. O problema é que acabamos por colecionar também recordações em forma de objetos que nem sempre são os mais estéticos. Afinal, seríamos verdadeiramente turistas se não nos deixássemos levar pelas lojas de souvenirs?
A minha sugestão para as compras destas férias é que as integre na decoração. Não é preciso dedicar uma ou mais prateleiras exclusivamente a estes objetos: mesmo que destoem dos restantes, são um ótimo mote de conversa para quando os amigos ou família visitam. Além disso, é bom dar o devido espaço a uma peça que carrega memórias, para que não se sinta assoberbada quando olhar para uma coleção delas.
No futuro, a minha sugestão é que tenha o cuidado de escolher objetos bonitos e tente evitar o kitsch. Pode até optar por aqueles que melhor combinam com a paleta de cores da sua casa. Para isso, procure lojas de artesanato local e tradicional, em vez das habituais armadilhas para turistas.
Algo que também gosto muito de fazer é comprar especiarias e chás dos meus locais favoritos. Nada me transporta mais rápido para Mykonos ou para Santorini do que os cheiros e sabores das ilhas. Mas não o faça numa viagem que está a correr mal – essas é melhor esquecer!
TAGS
#styleforliving #travelgirl #decoraçãodeinteriores #decoradoradeinteriores #design #viagem #viajar #souvenirs #recordações #memórias #turismo #férias #artesanato #arte #especiarias #chás #aromas