Jardim interior

Novembro 15, 2021 Zita Rocha No comments exist

Jardim interior

28 Outubro 2021

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Depois da popularidade do hygge, surge o friluftsliv. O conceito, ainda que soe a modernice, não diz nada que já não saibamos por aqui: a natureza é a nossa melhor amiga.

O friluftsliv, um conceito que tem vindo a inspirar o mundo da decoração de interiores, é descrito como sendo o irmão norueguês do hygge. Esta ideia junta ao conforto promovido pelo hygge dinamarquês a ideia da vida ao ar livre, privilegiando a luz e ar naturais, mas também o tempo passado em família e em aventuras fora de casa.

Como é que isto se traduz na decoração de interiores? Trazendo a experiência do exterior para o interior: arte, cores e padrões inspirados na natureza, materiais orgânicos, plantas interiores. Assenta na base de que o mundo natural tem um impacto profundo no nosso bem-estar e de que, assim sendo, incorporar elementos desta no lar será uma mais-valia para a saúde física e mental da nossa família.

Projeto de Martin Neruda // Artigo da Dezeen

Esta ideia não é tão recente assim, sendo já uma forte influência na arquitetura das próprias casas. Arquitetos como Martin Neruda têm vindo a criar projetos que celebram a simbiose do interior e do exterior. Numa área residencial, Neruda pensou um espaço que escondia um jardim interior à volta do qual se situam as divisões da casa, separadas deste por paredes de policarbonato translúcido. Promove assim uma vivência em verdadeira comunhão com a natureza. Como diz Neruda: “a vida desta casa ocorre à volta deste jardim”. Absolutamente lindo!

Na sua casa, considere criar uma horta urbana ou um jardim vertical. Há quem tenha verdadeiros oásis debaixo das escadas, uma opção prática e bonita para aproveitar esse espaço. Se tem receio de não conseguir manter as plantas vivas, saiba que já existem soluções de rega automática, peças muito simples e baratas que ajudam a planta a sobreviver a faltas de cuidado pontuais. Para celebrar a vida ao ar livre, não se esqueça de aproveitar também o seu espaço exterior – por mais pequeno que seja, existem soluções de mobiliário adaptável às dimensões de qualquer jardim, pátio ou varanda. As peças essenciais? Um grelhador, mesa e cadeiras, claro!

TAGS

#slowliving #styleforliving #decoraçãodeinteriores #decoradoradeinteriores #design #jardim #jardiminterior #verde #natureza #natural #hygge #friluftsliv #bemestar #plantas #hortaurbana #selvaurbana #jardimvertical

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.