Como ajudar?

Março 29, 2022 Zita Rocha No comments exist

Como ajudar?

15 Março 2022

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Estando há mais de um mês em guerra, o povo ucraniano continua a precisar da nossa ajuda para resistir. Saiba como pode fazê-lo.

O povo ucraniano merece toda a nossa admiração pelo espírito de coragem e resistência que tem vindo a demonstrar ao mundo. Por isso mesmo, é importante manter a corrente de ajuda à Ucrânia, na esperança de ajudar aqueles que ficaram no terreno para defender o país e aqueles que foram obrigados a abandonar a sua casa.

DONATIVOS

A maneira mais simples de ajudar é, por vezes, doar o nosso dinheiro às organizações que melhor saberão distribuí-lo entre quem mais precisa. Entre elas, temos a Cruz Vermelha Portuguesa, que dispõe de uma conta de ajuda direta a esta causa, e a UNICEF, que explica exatamente como o seu donativo será usado. Cuidado com as tentativas de burla: recorra apenas a entidades credíveis como as já referidas ou ainda a Save the Children, a Médicos sem Fronteiras ou mesmo a Associação de Ucranianos em Portugal.

DOAÇÃO DE BENS

Informe-se junto da sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal sobre iniciativas de doações e transporte de bens já organizadas e em pleno funcionamento. Poderá, desta forma, descobrir quais são as maiores necessidades do momento: roupas, comida, medicamentos. Ainda que toda a ajuda seja bem-vinda, é essencial concentrar os esforços na assistência às carências mais prementes. Doe apenas aquilo que é preciso e tome atenção às exigências no que toca às características dos produtos solicitados, pois podem ser fundamentais para que os mesmos cheguem intactos ao destino.

VOLUNTARIADO

O seu tempo e trabalho poderá ainda ser útil nestas iniciativas municipais, que requerem voluntários para funcionar da melhor forma. Pode voluntariar as suas competências, os seus esforços ou mesmo a sua casa para ajudar refugiados que precisam urgentemente de se sentir acolhidos e integrados. Entre muitas outras coisas, precisam de ajuda legal, de auxílio no que toca a alojamento, emprego e/ou educação. Plataformas como a From Ukraine to Portugal ou a Solidary Bed fornecem indicações sobre como apoiar a causa ucraniana.

Encontra ainda diferentes formas de ajudar na plataforma We Help Ukraine, criada por um humanitário português. De resto, lembre-se que existe um limite para o quanto podemos dar sem nos prejudicarmos. Refiro-me principalmente à saúde mental. Todos os gestos fazem a diferença, mas é impossível resolver a totalidade dos problemas do mundo. Faça o que pode, mas cuide também de si.

TAGS

#slowliving #ajudar #ucrania #donativo #doar #voluntariado #solidariedade #apoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.