Casa e design inteligente

Maio 12, 2022 Zita Rocha No comments exist

Casa e design inteligente

12 Maio 2022

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

“Google, fecha a cortina. Alexa, tranca a porta da frente”. Afinal, mesmo sozinhos em casa estamos sempre acompanhados pela tecnologia e o mundo do design já tomou nota disso mesmo.

A domótica, ou a “casa inteligente”, tem vindo a ser cada vez mais procurada por oferecer mais conveniência, conforto e segurança ao quotidiano das pessoas. Tratam-se de mecanismos que controlam a climatização, a iluminação, sistemas de segurança e de som de uma forma central e automatizada, podendo até ser regulado remotamente caso estejam ligados à internet. Hoje em dia, é já um projeto idealmente pensado desde a raíz de uma casa, planeando todos os pontos de comunicação, de som, de luz, posição de quadros de controlo e das tomadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Este interesse do consumidor em automatizar e otimizar tarefas rotineiras não passou despercebido ao design. Existem, por exemplo, soluções de mobiliário já preparadas para a integração destes equipamentos. Como decoradora, tenho agora o cuidado de sugerir aos meus clientes a colocação de tomadas estratégicas para facilitar o dia-a-dia destes. A tecnologia tornou-se numa parte importante das nossas vidas ao colocar-se ao serviço da vida simplificada que todos procuramos. Ainda não é certo aquilo de que estamos a abdicar a troco de conforto, mas é inegável que existem facilidades que já nem questionamos, como a abertura automática dos estores ou sistemas de som ambiente que tocam qualquer título que atiremos para o ar.

E, na verdade, há benefícios bastante atrativos nos sistemas de domótica mais avançados. Ir de férias descansados porque podemos observar as nossas casas a qualquer momento, sabendo que somos alertados no caso de uma invasão detetada por sensores de presença. Da mesma forma, estamos mais protegidos de fugas de gás, incêndios ou inundações, com contacto direto às devidas autoridades. Certos mecanismos permitem até monitorizar a velocidade do vento e fechar automaticamente as janelas de acordo, desligar as luzes em divisões aparentemente vazias para poupar eletricidade ou mesmo ligar o ar condicionado momentos antes de chegarmos a casa. Parece uma casa do futuro, mas não é. É o presente e o design está pronto para o receber.

TAGS

#styleforliving #decoraçãodeinteriores #decoradoradeinteriores #domotica #tecnologia #futuro #casadofuturo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.