Banho de floresta

Maio 25, 2021 Zita Rocha No comments exist

Banho de floresta

07 Junho 2021

WhatsApp Image 2020-08-13 at 14.43.11

Escrito por Zita Rocha

Não é por acaso que muitos portugueses escolhem fugir para o campo nos momentos em que mais precisam de renovar energias. No Japão, chamam-lhe shinrin-yoku, ou banho de floresta – o mais refrescante de todos.

É no silêncio e tranquilidade do campo que muitos de nós encontram paz. Há algo nos sons, nos aromas e nas sensações que nos dá conforto. Sentimos as preocupações a desaparecer, conseguimos relaxar mais facilmente, os pensamentos ficam mais claros… Passado algum tempo, a energia é renovada, sentimo-nos refrescados e mais vivos do que nunca. Por isso, a minha sugestão é que, logo que possível, faça uma pausa para tomar um banho de floresta.

O banho de floresta é um conceito japonês, shinrin-yoku, que consiste em apenas estar na floresta, abrindo os nossos sentidos à Natureza. Esta ligação, dizem os japoneses, aproxima-nos do mundo natural e cura os malefícios desse afastamento. Apenas duas horas na floresta, longe de tecnologia e distrações, oferecem-nos um momento puro de bem-estar que diminui o stress. São várias as consequências benéficas do shinrin-yoku para a nossa saúde física e mental.

Faça um plano para se aventurar e deixe que os seus sentidos a guiem. Quando encontrar o local perfeito (e terá de ser perfeito apenas para si), relaxe e deixe a Natureza fazer o resto. Se meditar não é para si, pode preferir sentar-se e deixar-se levar pelos pensamentos, fazer yoga, caminhar, fazer um piquenique sozinha, treinar a sua respiração – as escolhas são infinitas e todas suas. Faça-o ao sol, à chuva, numa floresta imensa ou no parque ao lado de sua casa. O importante é que permita a si mesma abrandar e desfrutar da beleza que a rodeia.

TAGS

#slowliving #banhodefloresta #shinrinyoku #meditação #bemestar #saúde #floresta #natureza #energia #stress 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *