Arrumar a casa e organizar a vida

Setembro 19, 2019 Zita Rocha 5 comments

Arrumar a casa e organizar a vida

14 setembro 2019

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Chegados a esta altura do ano, a arrumação é palavra de ordem. Caixas e fazer uso de espaços desaproveitados são uma boa maneira de começar.

Não é nada de novo, e, no entanto, as leitoras ficariam surpreendidas se eu lhes dissesse que muita gente ainda não conhece esta opção. Falo das camas que oferecem a possibilidade de arrumação no espaço inferior. São uma boa aposta e recomendo-as frequentemente, independentemente das dimensões do quarto em questão. As senhoras concordarão comigo que arrumação a mais é uma coisa que não existe em casa nenhuma, seja ela maior ou mais pequena. Combinadas com sacos de vácuo, que permitem otimizar o espaço e isolar todas as coisas do pó (a roupa de cama, as roupas da estação anterior, edredons, mantas), as camas com arrumação inferior estão no topo da minha lista de imprescindíveis. 

Deixo ainda uma outra sugestão: as caixas de vários tamanhos e formatos ajudam a criar um sistema de arrumação bonito e funcional. Quer para o interior dos armários, quer para estantes em que estejam à vista, esta solução permite-nos ter sempre acessível as coisas de que precisamos sem que elas criem em permanência um ruído visual, que tanto nos perturba. Há que deitar fora, de uma vez por todas, os objetos partidos e pôr a funcionar todos os relógios, inclusivamente aqueles que estão já guardados e longe da vista, para pôr a vida a andar. Pensem comigo: não é uma bela metáfora?

A arrumação de uma casa está muitas vezes relacionada com o nosso estado mental. Parte de viver em consciência e em sintonia connosco próprios está alicerçado na forma como poluímos ou não os espaços que nos rodeiam. E, acreditem, o que está à nossa volta conta muito. Cabe-nos a nós tomar as rédeas da vida e conseguir organizar o nosso local de trabalho, a casa que habitamos e os lugares onde escolhemos passar o nosso tempo livre, de maneira a garantir que temos uma existência mais simples, mais simples e mais feliz. Já aqui falei sobre a minha necessidade de estar realmente presente na vida. 
É precisamente esse o modo de pensar do Slow Living, encontrar espaço na azáfama dos dias para desligar o chip, arranjar espaço para deixar entrar a luz, desfazendo-nos da confusão de coisas e objetos, criar formas de nos centrarmos no que realmente importa.

TAGS

#storage #arrumacao #slowliving #slowlife #keepitsimple #theartofliving

5 Comments on “Arrumar a casa e organizar a vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.