Amazónia, o realizar de um sonho

Julho 20, 2019 Zita Rocha 3 comments

Amazónia, o realizar de um sonho

17 maio 2019

e91533976cb87c5f1a57197b0098c256

Escrito por Zita Rocha

Já aqui vos tinha falado sobre o meu grande desejo de conhecer a Amazónia. Em primeiro lugar, esse lugar mágico faz fronteira com a Venezuela – e eu confesso que nunca tinha sentido tanta vontade de retornar à minha terra natal como agora, que pude experienciar a maior floresta tropical do mundo. Pois bem, sonho cumprido e em família. Não ficaram expectativas por cumprir. 

Este pulmão do planeta, por tudo o que nós percebemos durante a nossa estadia lá, é ainda espantosamente um lugar muito protegido – esperemos que continue assim – mas percebe-se que a nossa cultura urbana se fundiu já completamente com os costumes dos índios para dar lugar a uma outra maneira de viver. Na nossa visita a uma tribo indígena da aldeia Dessana, conheci a @Dyakarapobraga, uma menina índia linda com um instagram super fofo. O calor humano do Brasil está por todo o lado. Participámos de um ritual de boas-vindas ao lugar, o que significa que tivemos os rostos pintados de forma tradicional e de acordo com os costumes daquela zona com tintas feitas a partir de bagas naturais. Foi surpreendente mas senti-me completamente dentro do espírito da tribo e desfrutei ao máximo do contacto com toda a gente, que nos recebeu de forma alegre e generosa. E a paisagem? Um quadro vibrante de cores e formas.

No passeio de barco, com o jantar no restaurante flutuante, pude provar algumas iguarias. Os peixes exóticos do Rio Negro têm dimensões surpreendentes (ninguém espera um peixe daquele tamanho naquele contexto!) e são super bem temperados. A foodie em mim deliciou-se com esta oportunidade de provar uma cozinha completamente diferente e com ingredientes próprios tão naturais.

TAGS

#amazonia #amazonianforest #amazonianfood #brazil #brazilgram #brasil #nature #foodie  #foodporn #foodlover #foodiegram  #natural #naturalovers #manausamazonas #manaus #manauscity #theartofliving #aldeiadenassa #rionegro

3 Comments on “Amazónia, o realizar de um sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.